A cerimônia de entrega do prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, na noite de terça-feira, 27 de março, reuniu pessoas e representantes de entidades que contribuíram para mudar o país em 2011. Ter uma iniciativa que nasceu dentro do Colégio Santo Inácio, o InVest, entre os premiados, assim como a indicação de um de seus professores, o músico Lucas Ciabatta, para o prêmio, além da premiação do presidente da Associação de Catadores do Aterro do Jardim Gramacho – uma das instituições atendidas pela campanha de Natal do Colégio -, demonstra o quanto o CSI está comprometido com a inclusão social, o aprimoramento da formação pessoal e a sustentabilidade.

A seleção para o Faz Diferença se dá por indicação dos jornalistas do Globo, que destacam, em cada editoria, os personagens ou as entidades que trabalham para melhorar a vida dos brasileiros. A eleição é aberta aos leitores pelo site do jornal na Internet. O InVest concorreu na categoria País, depois da reportagem publicada em 31 de julho de 2011, sobre cursos pré-vestibulares comunitários. Fundado há treze anos por antigos alunos do Santo Inácio, parceiro na iniciativa, o InVest ocupa quatro salas do Colégio, que também fornece o material didático (apostilas) aos cerca de 130 estudantes que, anualmente, são preparados para o vestibular. Em 2011, o índice de aprovação de seus alunos para faculdades e universidades ficou em 50%.

O professor de música Lucas Ciabatta foi indicado para o prêmio pela criação do método de ensino musical O Passo, oferecido em oficinas de Projetos Complementares no Santo Inácio. O método é atualmente adotado por professores e instituições no Brasil e no exterior, entre eles o Monobloco, do Rio de Janeiro, os Studios de Cirque de Marseille, na França, e uma escola para crianças especiais em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Pelo trabalho de reciclagem de lixo à frente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho, o presidente da entidade, Sebastião Santos, ganhou o Faz Diferença na categoria Revista O Globo. Em 2011, alunos de diversas séries do CSI visitaram o aterro sanitário de Gramacho, destinando cestas natalinas e brinquedos para as famílias da região, dentro da campanha Natal Mais Feliz e Solidário promovida pelo Colégio Santo Inácio.

Para saber mais sobre a premiação, é só entrar no link http://oglobo.globo.com/pais/o-globo-entrega-premio-faz-diferenca-brasileiros-que-se-destacaram-em-2011-4428585