O que é a ASIA?

ASIA é o nome da Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas.

As iniciais vêm do latim: Antiqui Societatis Iesu Alumni .

Entidade beneficente fundada em 1932 por ex-alunos do Colégio Santo Inácio, tinha como objetivo reunir os antigos alunos em atividades sócio-culturais e esportivas no espaço do CSI. Porém, em pouco tempo, suas atividades se voltaram para o exercício da solidariedade e a construção de um mundo mais justo.

Mais tarde, os projetos sociais ganharam força e a ASIA passou a ter um caráter beneficente, com o engajamento de antigos alunos, familiares, funcionários e professores do Colégio Santo Inácio.

Na década de 60, foi criado o Ambulatório São Luís Gonzaga, com o objetivo de oferecer atendimento médico em diversas especialidades para a população carente. Hoje o ambulatório realiza mais de 130 mil atendimentos por ano.

Em 1980, uma reformulação oficializou a mobilização de recursos materiais e humanos com o principal objetivo de ajudar comunidades carentes ou de baixa renda. Sua principal área de atuação é a Comunidade Santa Marta, no Morro Dona Marta, que fica nos arredores do Colégio Santo Inácio. Estava assim retomada a proposição que marca a formação dos alunos dos colégios jesuítas: “Homens e mulheres para os demais”.

A ASIA mantém os seguintes projetos sociais:

  • Ambulatório São Luis Gonzaga
  • Projeto Imagem Solidária
  • ACLA – Ação Claveriana faz enxovais de bebê para gestantes de baixa renda